quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alienação Parental


Resolvi expor um pouco sobre alienação parental, um comportamento muito freqüente que merece nossas considerações. Mas o que significa alienação parental? A alienação parental é a rejeição do genitor pelos seus próprios filhos, esse comportamento normalmente é provocado pelo guardião que detêm a guarda sobre eles. Esta guarda única permite ao genitor, o poder de fazer monopólio do controle sobre a pessoa do filho, como um ditador, de modo que ao realizar esse poder externo, desequilibra o relacionamento entre os pais em relação ao filho. O Fenômeno se  caracteriza quando, de todo modo, o genitor guardião que quer se vingar do ex cônjuge, através da condição de superioridade que detêm, tentado fazer com que o outro progenitor ou se dobre as suas vontades, ou então se afaste dos filhos.
Segundo dados oficiais do IBGE 91% dos casos, as Mulheres têm a guarda dos filhos,  suscita ao nosso ver que a maior incidência de casos de alienação parental é causada pelas mães, podendo, contudo ser motivada também pelo pai, dentro dos 9% restantes.
Portanto, o compartilhamento parental na criação dos filhos, anularia essa “síndrome”, origem da alienação, trazendo a solução para este e vários outros problemas conseqüentes da guarda única.Pais, se notarem que os seus filhos estão sendo vítimas da alienação parental, denuncie!

Para melhor identificar, pesquisei algumas situações que demonstram o risco de rejeição:

• ...”Cuidado ao sair com seu pai . Ele quer roubar você de mim”...
• ...”Seu pai abandonou vocês “...
• ...”Seu pai não se importa com vocês”...
• ...”Você não gosta de mim!Me deixa em casa sozinha para sair com seu pai”...
• ...”Seu pai não me deixa refazer minha vida”...
• ...”Seu pai me ameaça , ele vive me perseguindo”...
• ...”Seu pai não nos deixa em paz, vive chamando no telefone”...
• ...”Seu pai tenta sempre comprar vocês com brinquedos e presentes”...
• ...”Seu pai não dá dinheiro para manter vocês”...
• ...”Seu pai é um bêbado”...
• ...”Seu pai é um vagabundo”....
• ...”Seu pai é desprezível”...
• ...”Seu pai é um inútil”...
• ...”Seu pai é um desequilibrado”...
• ...”Vocês deveriam ter vergonha do seu pai”....
• ...”Cuidado com seu pai ele pode abusar de você”...
• ...”Peça pro seu pai comprar isso ou aquilo”...
• ...”Eu fico desesperada quando vocês saem com seu pai”...
• ...”Seu pai bateu em você , tente se lembrar do passado”...
• ...”Seu pai bateu em mim, foi por isso que me separei dele”...
• ...”Seu pai é muito violento, ele vai te bater”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário